domingo, 28 de setembro de 2008

SINAIS DE LIDERANÇA

SINAIS DE LIDERANÇA

A falta de líderes e de liderança na governação de países e na administração de empresas empurra-nos para uma crise económica e financeira como a que estamos a atravessar neste momento.
Crise que se vive essencialmente nos Estados Unidos com repercussões graves no continente Europeu.
Então o que se pretende dos líderes? Carisma? Talvez não dado que as palavras se mostram impotentes para materializar uma definição adequada.
Nas empresas, o papel do líder é, bem sabemos, fundamental, mas o fascínio que o líder exerce sobre as pessoas na sua esfera de influência é talvez a característica mais dispensável.
Em tempos de enorme incerteza e turbulência, exigem-se líderes pragmáticos, que apontem o caminho, saibam comunicar a sua visão e motivar a equipa em torno desse objectivo comum.
Essencialmente as qualidades de um líder estão na influência exercida sobre um grupo para que este, voluntariamente, abrace a visão partilhada pelo poder.
Outro sinal dos tempos é a noção de que a liderança não é um resultado, mas um processo.
Um líder é uma pessoa que está em permanente construção, em permanente aprendizagem, que muda o seu comportamento consoante as exigências dos “liderados” e das circunstâncias.
Ser liderar é “ transformar gente comum numa equipa admirável “, diz Pires de Lima, porque como se lê mutatis mutandis em Camões “um fraco rei faz fraca a forte gente”. Afinal, mais do que nascendo iluminado pela qualidade transcendental do carisma, um líder não é mais do que “uma pessoa comum com habilidade para inspirar outros a agir”.

JC

14 comentários:

f@ disse...

Líderes.... são necessários mas... bem sabes que alguns são piores que os calhaus da imagem... quero dizer burros e duros...
porque acredito que nas pedras nascem ervas e até algumas florinhas... passam os animais deixam-se esculpir... e aquecer ao sol...
em certos lideres... nem o sol entra... quanto + a "luz"... que o mundo precisa para andar...
beijinhos das nuvens

Tata disse...

De fato, deveria ser assim.
Deveria.

:)

Tata disse...

De fato, deveria ser assim.
Deveria.

:)

BlueVelvet disse...

Jc
gostei muito deste post.
E achei muito interessante a afirmação final:um líder não é mais do que “uma pessoa comum com habilidade para inspirar outros a agir”.
Só se pede que inspire bem.
Já pensaste no Hitler? Bem habilidoso que ele foi:((
Beijinhos e boa semana

Maria Clarinda disse...

Pois...era bom que todos agissem assim.Adorei o teu post!!!!
Jinhos

dona tela disse...

Uma semana muito fixe para si.

Maria Dias disse...

Verdade JC...Um líder de verdade tem que estar aberto para mudanças,para ouvir o rebanho e mudar o que for preciso. Ele não deve ser radical...E por isso que te falo...Mudanças são sempre bem vindas!rs...

Q bom q um líder pudesse mudar a cada passo dado errado.

Abraços

Maria

prafrente disse...

Certo, certíssimo...mas tantas e tantas vezes é tão dificil fazer um bom trabalho porque a matéria prima deixa muito a desejar...e ninguém faz omoletes sem ovos...de preferência de boa qualidade...

E muita da nossa matéria prima está mais virada para o futebol...

Marcia Barbieri disse...

Admiro muito o poder de liderança de algumas pessoas,mesmo pq. não tenho nenhum. E para se governar é simplesmente essencial mãos de ferro.

Marcia Barbieri disse...

Esqueci de mandar os beijos,então,beijos....

Espaço do João disse...

Lideres são bem vindos mas, verdadeiros líderes raramente se encontram. Ouvi em tempos que certos lideres são normalmente doutores honoris causa da ordem dos cavaleiros da imcompetência

Espaço do João disse...

Meu caro.
Todos os corações são de ouro. Alguns transformam-se em materiais insignificantes porque não foram moldados como devem ser ou foram derretidos com muita escumalha. Como sabe se não for bem trabalhado o ouro junta-se facilmente com materiais ruins e, então temos a globalização que não tem olhos nem rosto nem cor. Um abraço João

Gasolina disse...

Bom... a ver se não me estico!
Concordo com a generalidade do post, admiro e muito a forma bem escrita e envolvente como está.
Quanto aos líderes: assiste-se hoje a uma confecção fast food dos mesmos, sem olhar a perfil e carisma, habilidade/tecnicidade, confiança e o vero espirito de "nós somos uma equipa". Como conseguir transmitir audácia e empenho se do mesmo há um surto de várias "verdades"? Como conseguir motivar se só se sente o perfume de carreirismo?

Pois é... um pouco de escutar aqui, uma pitada de humildade para aprender e sobretudo ser vertical.

Abraço.
Gosto de mares revoltos.

Oliver Pickwick disse...

Disse muito bem, prezado J Carlos, o mundo atravessa um período de extrema escassez de grandes líderes. Daí, o grande número de governos medíocres e corruptos.
Um abraço!