segunda-feira, 9 de março de 2009

INCLUSÃO SOCIAL - POSTAGEM COLECTIVA


INCLUSÃO SOCIAL

A inclusão social é um problema com que grande maioria dos países, senão mesmo todos os países do mundo se debate.

Pegando neste tema, falarei sobre a imigração que prolifera por todo o mundo sem quaisquer condições.

Verificou-se e ainda se contínua a verificar imigração desmedida de países Africanos e da antiga Europa de Leste para países mais desenvolvidos da Europa Ocidental e do continente Americano. Muitas vezes imigrantes sem contrato de trabalho chegam e são acolhidos sem o mínimo de dignidade. As habitações onde vivem são barracas sem o mínimo de condições de higiene e segurança. Sujeitam-se a fazer qualquer tipo de serviço a troco de uns míseros euros ou dólares para a sua subsistência.

Muitos começam por vir sozinhos, vindo a família à posterior, o que torna ainda mais complicada a depauperada situação em que se encontram.

Os filhos com idade escolar têm a dificuldade da língua e a adaptação a outro mundo completamente diferente. A realidade é outra, nada tendo a ver com a do país de origem.
A adaptação e a integração na sociedade e no mundo escolar são difíceis. Por vezes rejeitados por colegas que lhes podiam facilitar a vida e uma fácil integração. Mas as pessoas que habitam este planeta “Terra” por vezes são más, e egoístas, esquecendo completamente o outro.

Quem pensa imigrar e procurar uma vida melhor deve estar seguro de que o país para onde vai trabalhar lhe pode oferecer o mínimo de condições, nomeadamente contrato de trabalho, integração no sistema de segurança social, direito à saúde e todas as garantias que lhe possam assegurar uma permanência digna. O sol quando brilha deve brilhar para todos de igual modo. Não podem uns ficar às escuras e outros terem toda a luz do astro rei.

Imagem da net


JC

11 comentários:

Maria Dias disse...

Oi JC,

É uma realidade triste a imigração.Ter q partir de seu país para terras distantes em busca de uma melhor condição de vida.Muitos se perdem em seus sonhos que no final vira um pesadelo pela falta de base.Vivem como criminosos escondidos com medo de serem descobertos a qualquer momento e vivem num submundo.Conheci histórias assim e sei o quanto estas pessoas sofrem.

Bela postagem.

Maria

Patti disse...

O preconceito é um dos males mais antigos do mundo e o principal fomentador da inclusão social.

Compondo o olhar ... disse...

lindo seu texto, parabens pela bela participação nesta gde idea, a blogagem coletiva.


abraços

nd disse...

Olá,
Td bem amigo ?

Queria te fazer só uma pergunta :
Posso linka-lo ?

Bjs

Unknown disse...

Muitas vezes pergunto como que simples atos de verdade como foi desempenhado pela Ester, nos faz entrar nesse mundo magico de verdade; esse mundo que ao mesmo tempo falamos de algo serio, encontramos novos amigos, novos conteudos. Isso se chama mudança, isso é incluir na sociedade, mostrando o que somos capaz. E hoje ao ler seu conteudo deparo com varias suspresas como essa, que faz eu parabenizar a vc.. pelo excelente trabalho...

Continuemos....abraços

"A gente nao faz amigos, reconhece- os"
Vinicius de MOrais

neide disse...

Excelente escolha, a imigração.
As vezes muitos acham melhor ir ao encontro do desconhecido, ariscar, do que viver uma vida de misséria em seu próprio país... Infelizmente, acabam vivendo pior do que estavam em seu país de origem e passam a viver mais uma triste hhistória em suas vidas.

òtima semana .

Bjss

Anónimo disse...

J Carlos, concordo contigo: o sol é para todos e deve brilhar igualmente ! Abraços !

Maré Viva disse...

Palavras oportunas, pois nunca é demais chamarmos a atenção para os problemas de integração com que se deparam todos os que se vêem obrigrados a partir para terras estranhas em busca de melhores condições de vida e nem sempre encontram condições para o fazer com dignidade. Que todos tenhamos consciência que merecem todo o nosso respeito e ajuda.

m abraço.

Adriana Godoy disse...

Um texto que esbarra na triste realidade de quem busca uma vida melhor fora de sua terra. Muito pertinente o seu texto. Abraço.

Luna disse...

È uma triste realidade
tantas pessoas que abandonam o seu país
a família, enfrentam um pais desconhecido com tudo
o que tão bem mencionas, e no fim acabam tão sofridos
tão marginalizados
Bj

Carmem Dalmazo disse...

JC...
Obrigada pela visita e pelo carinho...Volte sempre se gostou!
Gostei muito do teu espaço e voltarei sempre...é muito bom...muito interessantes com assuntos bons!

Beijo