sábado, 26 de julho de 2008

SEGURANÇA

Ouvimos quase todos os dias a abertura dos diversos telejornais com notícias s obre
(in) segurança. Ou porque houve tiros num qualquer bairro, (em princípio) social, ou assaltos a bancos, ou roubos de carros por carjeking , ou por outros quaisquer motivos semelhantes.
Em que país vivemos? Será que vivemos num país da Europa Ocidental evoluída ou, pelo contrário vivemos num país terceiro mundista ou da ex-Europa de leste menos “evoluído”?
As nossas forças de segurança pouco ou nada podem fazer, porque se intervêm e têm o azar de disparar um tiro que acidentalmente atinge um qualquer malfeitor levam com um processo em cima e sabe-se lá o quê mais…. Muitas vezes penso que nem sequer devem saber como actuar, pois as directrizes emanadas pelo ministério que as superintende são tão ambíguas que não lhes permite repor a ordem pública.
Também eu sou daqueles que defendem que todas as polícias deviam estar sobre a alçada de apenas um ministério e não de dois como acontece no nosso país.
Se estivessem apenas sobre a alçada de um ministério haveria uma melhor e maior articulação entre as diversas forças de segurança e, logo, isso contribuiria para que houvesse uma maior celeridade na resolução de alguns crimes e contribuiria decisivamente para uma melhor e maior segurança dos Portugueses.
Também o sistema de justiça devia ser mais duro com determinados crimes e não tão benevolente como tem sido.
Deixo este alerta e espero sinceramente que a reforma das forças de segurança e da justiça sejam levados a cabo o mais rapidamente possível para que possamos viver num país mais seguro e em que as pessoas sejam mais responsáveis.

JC

2 comentários:

f@ disse...

Seguro-me sempre para não cair...

As pessoas tem + preguiça e medo que atitude...falar não basta, nos ministérios estão todos debruçados sobre os assuntos...debruçados.... até já tem a documentos colados aos braços... ao menos se fosse à cabeça talvez entrasse alguma coisa por osmose....
bj das nuvens

BlueVelvet disse...

JC
em 1º lugar seja bem vindo ao mundo da blogosfera.
Em 2º não me fale em desemprego. que me dá uma cosinha má:)))
E em Justiça ainda pior.
Veludinhos azuis