quarta-feira, 27 de agosto de 2008

SEGURANÇA

SEGURANÇA

Há algum tempo escrevi neste blog sobre segurança. Mais uma vez venho alertar para este flagelo que aflige a nossa sociedade. Todos os dias os Telejornais abrem com notícias de assaltos a pessoas, tumultos, distúrbios que acabam na maioria das vezes com tiroteio entre vários gangs, pessoas de etnias diferentes, ou mesmo com as forças policiais. Estes tiroteios quase sempre trazem como consequência a morte de cidadãos civis ou elementos das forças policiais. O que mais me indigna é que a culpa nunca é de ninguém. Morre ali mesmo no local do crime. O Ministro da Administração Interna “ diz” que no próximo ano vão ser contratados dois mil polícias. Que irão ser distribuídas armas novas, que mais não sei quê… Eu concordo com todas estas medidas. Mas pergunto a política de segurança já está definida? Se está quem a definiu? E se está não é do conhecimento público. Além disso, acho que a política de segurança e de justiça deviam estar interligadas, pois não é um polícia prender um ladrão ou um malfeitor e um Juiz de seguida pô-lo em liberdade condicional ou com pulseira electrónica.
Penso que o Primeiro-Ministro, ou mesmo o Presidente da República já deviam ter vindo fazer declarações públicas sobre este drama que nos está a atingir e, até hoje, nem uma palavra foi proferida por qualquer um destes Órgãos de Soberania. Ficamos com a sensação que nada se passa, que vivemos na maior das tranquilidades. Dá a sensação que vivemos num País em que tudo é um “mar de rosas”.
Urge tomar providências para que possamos andar tranquilos à noite ou de dia em qualquer local deste País. Sentirmos que estamos seguros e que podemos andar descansados, sem que ninguém nos assalte. Sentirmos que estamos descansados e que não haja o perigo de alguém nos apontar uma arma à cabeça, ou mesmo dispare porque não fazemos a vontade aos assaltantes e nos opomos às possíveis tentativas de assalto.
Afinal em que país vivemos? Será que vivemos num país da EU desenvolvida?
Para atingir esse patamar ainda temos que subir muitos degraus e percorrer uma grande distância. O governo que aplique bem os nossos impostos…e de certeza que teremos um Portugal muito mais seguro e com melhor qualidade de vida.
J C

9 comentários:

Maria disse...

Infelizmente na UE desenvolvida a violência é ainda maior. Mas eu dava como argumento, aceitar todo o outro subdesenvolvimento nacional, porque tínhamos segurança e muito sol. Segurança já foi …

Marcia Barbieri disse...

A falta de segura é um problema mundial.Estive aqui e li.

Beijos
Marcia

pianistaboxeador21 disse...

A falta de segurança é uma realidade no mundo inteiro. mas aqui onde moro, meu amigo, vc não pode imaginar.

Abraço,

Daniel...

BlueVelvet disse...

Jc,
infelizmente não sei se isto vai ter solução, mas duvido muito que haja um plano.
Só se foi feito em cima do joelho...
Beijinhos e veludinhos azuis

f@ disse...

Eles têm planos mas não para as coisas que os portugueses precisão... tem planos de vida deles ... de se governarem antes que se acabe...
beijinhos das nuvens

dona tela disse...

Tive o meu primeiro SELO!

Beijinhos.

Maria Dias disse...

Oi Jc...

Sabe...A falta de segurança aqui no Brasil já virou um caso banal.Infelizmente, as pessoas que deveriam cuidar disto não estão nem aí...Muitas vezes não nos sentimos seguros nem mesmo com autoridades que deveriam cuidar de nossa segurança.E algumas vezes é a própria polícia que erra o alvo e acaba por matar inocentes...Matam por falta de preparo!Vergonhoso tudo!

Muito bom post amigo...Aproveito para convida-lo a vir até o meu Avesso!

Beijos e bom fim de semana!

Patti disse...

Devemos necessitar, pelo menos, do dobro de efectivos que já temos.
E também, melhores condições detrabalho para eles.

Oliver Pickwick disse...

Como se diz aqui no Brasil, "chora de barriga cheia", prezado JC. Certas comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, fazem o Iraque parecer uma Côte D'Azur. :)
Um abraço!