domingo, 7 de setembro de 2008

ELEIÇÕES EM ANGOLA


Na passada sexta-feira houve eleições em Angola, ex-colónia portuguesa que adquiriu a independência após o 25 de Abril de 1974.
Independência discutível, da forma como foi levada a cabo, mas à qual tinha direito.
Não foi sobre a independência deste país que resolvi fazer esta reflexão, provavelmente ficará para uma próxima vez. Antes, como atrás referi, a reflexão é sobre as eleições que realizaram. Um País onde já não se realizavam eleições legislativas há 16 anos e que serão um teste para as presidenciais do próximo ano. Essas sim, muito mais importantes que as legislativas.
Pelo que ouvi e li não correram muito bem, pois houve assembleias de voto que nem sequer chegaram a abrir no dia das eleições. Abriram sim, mas no dia seguinte...
As forças políticas em “confronto”, eram várias, mas as mais importantes eram, e são, o MPLA e a UNITA.
É evidente que com o que se passou, a UNITA já vem pedir a repetição das eleições em Luanda. Provavelmente com razão, pois não abrindo todas as mesas de voto no mesmo dia e à mesma hora, a verdade eleitoral não está garantida. Em minha opinião, o povo angolano deve ir às urnas novamente para repor a verdade dos resultados finais.
Um País que viveu durante muitos anos sob um regime totalitário, e que ultimamente vem dando os primeiros passos na democracia, deve procurar que haja a maior seriedade num acto destes para que não restem dúvidas, quer para os partidos, quer para o povo, quer para o mundo da verdadeira democracia que dentro de algum tempo, assim espero, se possa viver neste País.
Angola tem tudo para vir a ser um grande País, onde todos possam viver com qualidade. É preciso dar tempo. Mas eu acredito.

JC

8 comentários:

Maria Dias disse...

Olá JC!
Fiquei feliz com seu comentário no Avesso.Quanta a esta questão que aborda, no Brasil não é tão diferente...Mas continuamos rezando pelo dia em que os politicos se preocupem realmente com o povo e nos com seus próprios bolsos e mordomias.Temos q ter consciência no voto para q não entrem pessoas mal intencionada e aproveitadoras.

Beijinho e bom Domingo!

BlueVelvet disse...

Já se sabem os resultados, contestados, embora pela Unita, mas acho que nunca saberemos se estão ou não viciados.
Acho que enquanto lá estiver aquele Presidente será sempre assim.
Mas isto, sou eu, claro.
Beijinhos

f@ disse...

ANGOLA TEM TUDO ... SIM... MENOS GOVERNANTES HONESTOS... TEM INTERESSES DE TODOS OS FEITIOS ...
Os votos do povo foram para o lixo ...é a hipocrisia do mundo a fechar os olhos + uma vez ...
beijinhos das nuvens

Marcia Barbieri disse...

Parabéns pelo tema escolhido,já estudei sobre Angola,e realmente é um país problemático,sua história de colonização explica parte do fato. Espero que tenha razão e que haja um bom futuro para Angola.

Beijos

Patti disse...

Eu também quero acredita que a seu tempo tudo se resolverá. O povo angolano já sofreu demasiado e merece muito mais.

Anónimo disse...

Informem-se: os resultados não foram contestados e as eleições em Angola não foram menos democráticas do que as que se realizam em Portugal ou nos Estados Unidos da América (para dar apenas dois exemplos)

Espaço do João disse...

Só quem não conhece o povo Africano é que está de acordo com estas eleições. Os Europeus não podem impor uma democracia Europeia nos países africanos nem nos países muçulmanos ou árabes. Suas mentalidades são tão tacanhas que pior, nunca vi.Já tive divergências com alguns colegas que só conheceram àfrica depois dos Portugueses terem de lá saído. Quando dizia certas coisas que via e sentia, ficavam revoltados comigo. Os tempos passaram e, algns deles encontraram-se comigo em especial no Sudão e em Angola. Como se proporcionava, perguntei-lhes, então como te sentes com esta gente? Resposta:- Olha amigo afinal tinhas razão, pretos e árabes são a mesma coisa. Claro eu sentia-me bem pois já conhecia seus usos e costumes suficientemente. A corrupção existe em todos os cantos mas como nesses fundamentalistas é impossível haver pior.

Anónimo disse...

Esse senhor anónimo deve andar a sonhar, talvêz se tenha esquecido da União Soviética e dos seu algozes, da queda do muro de Berlim, do Senhor Seuzesko, do Pinoxet ou até mesmo do senhor Fidel de Castro. Eu também não vou à bola com o Bush. Mudam-se os tempos mas nem sempre se mudam as mentalidades. Há indivíduos que continuam com a cassete arranhada e enraizada na cabeça. Pensem um pouco.